HairCareonSunday: Seu cabelo "acostuma" com shampoo, SERÁ?

Olá amores!! Conforme já conversamos nesse post AQUI todo domingo teremos o HairCareonSunday onde falaremos sobre mitos e verdades sobre cabelos, produtos, dicas e etc.

Se você ainda não viu os posts dos domingos anteriores clique AQUI. E se quiser ver o calendário do blog sobre os temas que são abordados cada dia da semana só clicar AQUI, assim você já fica sabendo quando não pode deixar de passar aqui conferir as novidades. ;)

E hoje vamos falar de um MITO que sempre escuto mulheres dizendo por aí. E a conversa é mais ou menos assim:
“Nossa amiga, comprei um shampoo/condicionador maravilhoso mas de um tempo pra cá ele não tem dado o mesmo resultado. Meu cabelo deve ter se acostumado com ele, preciso trocar de produto.”

E de tanto ouvir essa história resolvi vir aqui desmistificar de uma vez por todas essa idéia!

O seu cabelo NÃO se acostuma a nenhum tipo de produto.
Aí você vai me perguntar: “Então porque ele parou de funcionar?”

E para essa pergunta existem 3 explicações e com certeza o seu caso se encaixa em uma delas ou em várias.


Imagine que você entrou numa dessas “dietas loucas” e resolveu que a partir de agora só come beterraba. Somente isso e nada mais por um mês inteiro. Adivinha o que vai acontecer com seu corpo?! Vai apresentar carência de outros tipos de alimentos não é? E isso também acontece com seu cabelo. Você tem um kit de shampoo, condicionador e máscara de Óleo de Argan e vem usando só ele por bastante tempo. Será que seu cabelo só precisa de Óleo de Argan? Com certeza não. E essa carência de outras substâncias está aparecendo. Mas como resolver isso? Intercale produtos com componentes diferentes. Uma boa idéia de por onde começar é entender do que seu cabelo é feito e do que ele precisa pra se manter com uma aparência bonita e saudável. Para isso clique AQUI, AQUI e AQUI.


Algumas meninas com certeza vão dizer “Ah, mas eu intercalo meus produtos e mesmo assim não estou feliz com os resultados. Meu cabelo está com o aspecto de pesado e sem vida.” Se esse é o seu caso, continue lendo:



Nosso cabelo é formado por 3 partes (cutícula, córtex e medula). Muitos dos produtos que usamos vão se depositando no fio e formando uma película em volta da cutícula do fio. Se esse acúmulo não for limpo corretamente juntam-se resíduos no fio que dão essa impressão de cabelos sujos, pesados e sem vida. Para isso, recomenda-se o uso de shampoo anti-resíduo de tempos em tempos. Porém, se você utiliza de alguma química como coloração ou progressiva esse tipo de shampoo pode diminuir a durabilidade da sua química. Então eu particularmente somente utilizo shampoo anti-resíduo na lavagem antes de aplicar a química novamente. E durante o restante dos meses tomo alguns cuidados e tenho alguns hábitos que me ajudam a evitar esse acúmulo de resíduos em excesso nos fios que já contei nesse post AQUI.


E depois de tudo isso ainda vão existir meninas que vão dizer que já intercalam seus produtos e também não tem o acúmulo de excesso de resíduos nos fios, mas ainda sentem que o produto não está fazendo o mesmo efeito que antes em seus fios. Se você é uma dessas, só sobrou uma explicação pro seu caso! Hahaha


Nosso cabelo tem muitas necessidades e elas estão em constante mudança devido ao clima, oscilações hormonais, a exposição a poluição, sol, químicas feitas, entre outras. Então se seu cabelo está precisando de hidratação você provavelmente comprou um shampoo hidratante, porém depois de algum tempo utilizando o produto seu cabelo já está hidratado. E por isso você tem a impressão de que o produto não faz o “mesmo efeito” que antes porque ele já obteve o resultado esperado e agora você precisa investir em outras necessidades do seu fio. Então a dica pra você é que fique atenta as mudanças de necessidade do seu cabelo pra que você possa tratá-lo da melhor maneira possível. No blog tem várias dicas de produtos e processos que podem te ajudar, pra conferir clique AQUI.


É isso meninas, espero que esse post ajude a esclarecer as dúvidas de vocês! Se alguém tiver mais alguma pergunta ou sugestão deixe aqui nos comentários ta bom?

Um super beijo!



Nenhum comentário

Postar um comentário