Dicionário de make: Quais cores de sombra combinam com meus olhos?


Se você também já assistiu vídeos de makes pela internet e se pegou não entendendo várias nomenclaturas e técnicas que as blogueiras usam, fique tranquila. Na série “Dicionário de Make” eu vou explicar com ilustrações vários dos termos, técnicas e truques que a gente vê por aí! Desde partes do rosto, olhos, boca, pincéis utilizados, acessórios e etc... Qualquer nomenclatura no mundo da make ta valendo!

Pra ler os outros posts do Dicionário de Make, clique AQUI.


Ultimamente a maquiagem não tem regras não é mesmo? Muitas empresas andam investindo bastante no slogan "use o que te faz feliz" e eu pessoalmente concordo plenamente com essa frase. Porém, algumas vezes eu me peguei querendo fugir do esfumado preto com marrom mas tinha medo de arriscar sabe? Então aqui vai um guia pra você arriscar nas cores de sombras sem medo de errar! 

Pra começar precisamos entender o círculo das cores. Ele é composto pelas cores primárias e nos dá uma base por onde começar quando escolher a cor da sombra. 



Funciona assim: Se o tom dos seus olhos está presente na categoria de cores frias, então a cartela de cores que devem ser usadas para realçar seu olhos são as cores quentes.


Exemplo: Se seus olhos são azuis(cor fria) para realçar seus olhos use sombras com cores quentes como: laranja, vermelho ou roxo. Já se seus olhos são castanhos(castanho é uma derivação do vermelho, que é uma cor quente), então use sombras com cores frias como por exemplo azul e verde.

Outras dicas importantes:

- Não fique extremamente presa a cores quentes ou frias. Traçe uma linha reta do tom dos seus olhos até o outro lado do círculo das cores e conte 2 tons para cada lado(esquerda e direita). Esses serão os 5 tons principais para realçar seu olhar.

- Não fique preso a cores específicas como azul, roxo, vermelho. Aprenda a considerar que cada cor tem seus subtons e eles também devem ser considerados na hora de escolher a sombra certa para você. Como por exemplo: Do vermelho saem o rosa, vinho, marrom e todos os tons de vermelhos claros ou escuros.

- Preto e marrom são cores neutras e ficam bem em todos os tons de olhos. Use-as juntamente com a cor que realça seu olhar fazendo um degradê. Não tem erro! Além disso, qualquer cor de sombra combina com os olhos pretos.

- Se seus olhos forem pretos(cerca de 1% da população) não se esqueça de realçar o canto da lágrima e embaixo das sobrancelhas com uma sombra bem clara e cintilante, isso trará mais luz ao olhar.

Para usar o look colorido de um jeito mais discreto, passe a sombra apenas na pálpebra móvel, antes do côncavo - assim a cor ficará escondidinha atrás dos cílios. Já as mais ousadas podem investir também no esfumado na parte inferior dos olhos, que destaca ainda mais a cor natural.

- Iluminadores, blushes e batons também podem servir para realçar a cor dos olhos e devem estar em harmonia com o restante da make. Tons de pérola e bege claro ampliam a intensidade dos olhos castanhos, deixando os de fundo dourado para ressaltar os olhos verdes. Já os azuis e pretos são neutros, todos os iluminadores ficam bem com os azuis e pretos, vale inclusive ousar com a combinação de prata e dourado! Já os batons em cores quentes como vermelho, laranja e coral evidenciam os olhos castanhos, mel e verdes, assim como o blush pêssego. Já o blush rosa e batons de fundo frio, como lilás e bordo proporcionam o realce ideal para quem tem olhos azuis.

- Lembre-se sempre que isso é só uma base pra você se maquiar, claro que no final das contas independente da cor dos seus olhos você deve usar o que te faz feliz!

Um super beijo!

Nenhum comentário

Postar um comentário