HairCareonSunday: Xampu bomba, é seguro?




Olá amores, como foi o fds de vocês? Espero que ótimo.

No HairCareonSunday de hoje vim falar sobre um assunto bastante polêmico que é o famoso xampu bomba. Pra quem não sabe o xampu bomba é uma receita caseira pra acelerar o crescimento dos cabelos em até 3 vezes mais do que o normal. 

E como é essa receita? É uma mistura de bepantol derma líquido com xampu sem sal e um medicamento veterinário chamado Monovin A. E essa mistura é utilizada de 1 a 2 vezes na semana diretamente no couro cabeludo e depois retirada com água normalmente.

A primeira pergunta que vão me fazer é: Mas como assim medicamento veterinário sendo usado por humanos? O Monovin A é um suplemento vitamínico veterinário utilizado em cavalos via intramuscular para animais que tenham carência de vitamina A e um dos efeitos colaterais desse medicamento é o aumento do crescimento e a fortificação dos fios da crina do cavalo. 

Sabendo disso, se você jogar o assunto no google ou no youtube vai achar milhares de depoimentos, com fotos e tudo mais, elogiando o uso do xampu bomba. Eu, sem pensar 2 vezes comprei os ingredientes e fiz a misturinha. E adivinhem só? O resultado foi incrível! Em 3 meses de uso meu cabelo cresceu 12 cm, E o normal dele seria em torno de 6 cm. Depois disso saí correndo gritando ao mundo a "mágica" que o xampu bomba fazia. Só que 1 mês depois que parei de usar o xampu bomba meu cabelo começou a cair muito, bem mais do que o normal. Então resolvi ir na internet pesquisar um pouco mais a fundo sobre o xampu bomba e descobri certas informações que se tivesse parado pra pensar e analisar antes JAMAIS TERIA USADO

Mas porquê Mirley?

Primeiramente vamos a receita: Xampu sem sal(OK), Bepantol Derma líquido(OK) e Monovin A(???). Será mesmo que Monovin A é seguro? Então peguei a bula do medicamento e fui analisar seus componentes e descobri que Monovin A é basicamente um suplemento vitamínico com altas concentrações de vitamina A. 

Aí você para e pensa: Ah, mas se é vitamina é inofensivo! Na na na na não! Logo que eu notei o aumento da queda já corri no meu dermatologista e ele me explicou que não existem estudos que comprovem a segurança do uso do Monovin A em humanos e que muitas pacientes dele tem diferentes efeitos colaterais mas o principal é a queda de cabelo. E ele acredita que a vitamina A em excesso funcione como um anabolizante no ciclo capilar, acelerando o processo de crescimento, repouso e queda dos cabelos, mas para a comprovação disso ainda não existem testes realizados.

Ou seja, de que adianta usar um medicamento pra crescer o cabelo se depois que estiver grande ele começar a cair?! A minha sorte é que como percebi a queda logo de início, fui ao meu dermatologista e comecei um tratamento para interromper a queda, assim não houves grandes danos. Mas caso eu não tivesse tomado providências, eu poderia ter perdido bastante volume devido a queda exagerada.

Eu sei que vão aparecer meninas aqui dizendo que usaram e que nunca tiveram nenhum problema, então se a minha experiência não te convenceu, clique AQUI e leia a bula do Monovin A e você vai ver que em nenhum momento esse medicamento é destinado a uso humano e por isso não tem registro na ANVISA, e somente é registrado no MAPA e que as exigências desses órgãos são totalmente diferentes. 

Resumindo: Se não tem registro na ANVISA, não foram feitos os testes de segurança necessários que comprovam ou não o aparecimento de efeitos colaterais em uso humano.

Minha opinião: A indústria farmacêutica está constantemente atrás de inovações e um produto que faz um milagre desses, com certeza é alvo de bastante atenção pra eles. Agora pensa comigo: Você não acha que se o uso humano de um produto com essa concentração de vitamina A fosse seguro eles já não teriam lançado algo assim no mercado especificamente pra uso humano? Eu nem estou discutindo a que preço eles venderiam isso, mas com certeza se houvesse uma forma de lançar um produto com efeitos "mágicos" como esse e que fosse comprovadamente seguro, isso já teria sido lançado. Enfim, sinto em informar mas não existe fórmula mágica para crescimento dos cabelos. A chave pra ter um cabelo com um crescimento bom e saudável é cuidar do seu cabelo. E uma forma de fazer isso é seguir o cronograma capilar que você pode ver bem explicadinho AQUI.

Espero que tenha ajudado e qualquer dúvida podem deixar nos comentários que eu respondo com o maior prazer!

Um super beijo!





Nenhum comentário

Postar um comentário