Limpeza de início de ano!


Todo fim de ano pra mim é uma loucura. Meus pais vem me visitar e sempre ficamos viajando por várias semanas. Então desde a metade do mês de Dezembro estou fora do meu “aconchego”(risos) e voltei na metade da semana passada cheia de compromissos. Então no final de semana parei pra pensar em todos aqueles desejos e sonhos que quero alcançar esse ano. Logo após anotá-los parei pra refletir que o fato de estarem escritos no papel não significaria que eles estariam presentes no meu ano e na minha vida. Então tracei metas e iniciei projetos para que os objetivos que eu almejo sejam possíveis de serem alcançados.

E o post de hoje é pra falar sobre um projeto que fiz ano passado e me ajudou bastante durante o ano então, esse ano decidi fazê-lo novamente. E é basicamente o que chamamos de “Limpeza de final de ano”, mas no meu caso é no início porque faço em janeiro. Pra quem não sabe, não moro mais com meus pais a alguns anos. E durante os últimos 4 anos eu dividia apartamento com amigas, mas em maio de 2014 meus pais compraram um apartamento em São Paulo e me mudei finalmente pro meu cantinho(Uhul!). Como meu irmão também vive em São Paulo, durante a semana ele mora perto da universidade com alguns amigos e vem passar os finais de semana em casa comigo. Então nós 2 dividimos o apartamento por enquanto. Ser dona da sua própria “casa” é um sentimento inexplicável e tudo começa a ter mais valor pra você. Tanto financeiro como sentimental. Meu apartamento ainda não está pronto e decorado como eu quero, mas aos poucos as coisas estão se ajeitando! O que quero dizer, é que nesse novo “momento” da minha vida, quero deixar minha vida e minha casa o mais clean possível! Nada de ficar acumulando coisas desnecessárias e é por isso que estou fazendo a “Limpeza de início de ano” cômodo por cômodo e armário por armário dessa vez.

Vou listar aqui alguns itens que já fiz e outros que pretendo fazer e ir linkando os posts no blog sobre o assunto:
  • Cozinha: Sempre achei que tivesse muita louça pra pouco espaço, até que...sexta-feira passada fiz a Limpeza de início de ano na cozinha e descobri que quando as coisas são organizadas adequadamente sobra MUITO espaço. Outro detalhe, é que pra facilitar o dia-a-dia comecei a agrupar peças da mesma categoria ou que são utilizadas nas mesmas ocasiões, assim na hora de encontrá-las e usá-las você economiza muito tempo e esforço. Por exemplo: Tenho 2 jogos de fondue e eles estavam um em cada canto da cozinha, então coloquei-os juntos num pequeno armário. Outra coisa que fiz foi separara os copos, das taças, xícaras e canecas. Isso facilita muito a utilização de todos esses objetos e ainda dá um ar muito mais organizado e clean ao ambiente. Achei esse vídeo que ilustra muito bem o que eu fiz na minha cozinha.
  • Maleta de unhas: Eu tenho uma dessas maletas pratas, estilo aquelas que os maquiadores usam. E nela guardo o meu “kit unha” completo, alicates, palitos, removedores, esmaltes e afins. Então a alguns dias atrás olhei todos os meus esmaltes e separei os que já estavam vencidos e os que estão próximos do vencimento. Os que já estavam vencidos infelizmente foram para o lixo mas antes fiz uma amostra das cores em unhas postiças pra vocês verem quanta coisa linda e se arrependerem comigo por não ter usado tudo antes(risos). 
  • Cosméticos e maquiagem: Primeiro, da mesma forma que os esmaltes separei por validade. Os que estão vencidos, vão pro lixo. E os que estão próximos a vencer vão pra uso imediato! Em segundo lugar, separo os que vão pra doação. Porque se eu não vou conseguir usar, melhor doar antes que vença né? E em terceiro, separo os que merecem post no blog(Yey!).
  •  Roupas e sapatos: Primeira regra, se você não usou no último ano, DOE. Segundo, organize por categorias e cores, mas use um método que seja fácil de escolher e retirar do armário sem bagunçar todo o resto.
  • Livros: Organizar seus livros é algo que te ajuda a melhorar ainda mais o hábito da leitura. Escolha alguns que você pretende ler nos próximos dias e deixe-os em um local fácil de encontrar, como sua cômoda ao lado da cama por exemplo.
  • Sala, copa e sacada: Isso depende da distribuição da sua casa. Mas no meu apartamento esses 3 ambientes são conectados então basicamente eu tento fazer com as decorações e cores estejam conectadas e pareça o mais clean possível.
  • Banheiro: Manter as gavetas organizadas é crucial.  Além de arranjar um jeito de guardar todos aquele aparelhos cheios de fios como chapinha, secador, babyliss.
Basicamente, esse post é mais um tipo de inspiração pra gente começar esse ano de maneira mais “clean” sabe? Desapegando de coisas que estão ocupando o lugar de coisas que podiam ser ainda mais legais e melhores. Esse também é um importante momento pra montar aquela wishlist de itens que você tanto quer comprar esse ano. Assim quando aparecer aquela super promoção, você já sabe no que investir.

E aí, prontos pra começar o ano de casa nova e vida nova?


Um super beijo!

Nenhum comentário

Postar um comentário