HairCareonSunday: Dicas pra salvar as pontas duplas


Pontas duplas são o mal do século e creio que era o mal do século passado e vai ser do futuro também. haha

Antes de tudo precisamos entender porque elas aparecem e aí sim, falaremos sobre como lidar com elas. 

A ponta do fio é a parte mais velha do cabelo e por isso já enfrentou todas as agressões possíveis do nosso dia-a-dia como: químicas, sol, água quente do chuveiro, calor sob os fios, entre tantas outras. Todas essas agressões enfraquecem a fibra capilar e faz com que ela se parta em duas, três ou até mais partes, surgindo assim as conhecidas pontas duplas.

Como já falamos, as mulheres(e alguns homens) vivem em guerra com esse problema à seculos e resolvi trazer algumas dicas que podem nos ajudar a salvar(ou pelo menos amenizar) as pontas duplas tão temidas.

  • A palavra central é PREVENÇÃO. O ideal é sempre evitar o aparecimento das pontas duplas porque salvá-las depois sempre é mais difícil. E uma das maneiras de evitar isso é ter uma rotina de tratamento do seu cabelo, um exemplo disso é o Cronograma Capilar que já foi citado AQUI.
  • Seguindo a linha da prevenção, usar um protetor térmico antes do uso da chapinha, secador e babyliss é indispensável!
  • Outro detalhe que muitas vezes deixamos passar é que cabelo também queima no sol e assim como a pele, fica mais frágil e sujeito a pontas duplas. Na praia ou em qualquer situação com exposição solar demasiada, use um leave in com protetor solar.
Agora chegamos a parte ruim da história, mesmo após toda a prevenção, com o tempo o desgaste a fibra capilar vai acontecendo e aí as pontas duplas podem aparecer. E aí o que fazer?



  • Principalmente DISFARÇAR, os reparadores de ponta atuam como uma maquiagem para o cabelo. Você passa pra unir as pontas, dar brilho e controlar o frizz. Dicas dos meus reparadores preferidos você encontra AQUI.
  • Pontas duplas são inimigas do liso: quanto mais reto for o corte, mais em evidência elas ficarão.
Então Mirley você está me dizendo que não tem uma solução 100% eficaz contra as pontas duplas?


Não, a solução existe sim e infelizmente é o CORTE.


  • Quando for cortar preste atenção, você não precisa temer a tesoura. Existem alguns tipos de corte que tiram as pontas duplas porém mantém o comprimento. Como é o caso do corte bordado e a velaterapia(técnicas que você encontra descritas pela internet para fazer em casa e também disponíveis em vários salões caso você não se sinta segura em fazer você mesma).
  • A tesoura precisa estar bem afiada, caso contrário pode criar pontas duplas também. Ou seja, nada de pegar aquela tesourinha de escola e cortar só a pontinha, pois pode piorar o problema.
  • Terceira e última dica: Evite desfiar o cabelo com navalha, se o seu fio é frágil pode partir.
Espero que tenham gostado e possam aproveitar as dicas no cabelo de vocês!


Um super beijo!

Nenhum comentário

Postar um comentário