Quinta Musical: pra pegar a pipoca e sentar no sofá.



Hoje a Quinta Musical vai entrar no mundo do cinema novamente, mas sem falar de alguma trilha sonora em específico. Dessa vez, vou indicar filmes sobre música que eu amo. Não são necessariamente musicais, que serão tema pra outro post. Mas em todos eles, de comédias a documentários, tem uma mensagem sobre como a música pode mudar a vida de alguém. Eu particularmente acredito muito nisso. Como disse Nietzche, "sem música, a vida seria um erro". Por isso esses filmes são tão especiais pra mim. Então pega a pipoca e o controle remoto e vem comigo!

Vou começar pelos filmes que marcaram minha infância (sim, vai ter muita Sessão da Tarde aqui... hahaha). Vale muito a pena reassistir num dia de vibe mais nostálgica.

1. A Noviça Rebelde (1965): gente, que filme maravilhoso! Já perdi a conta de quantas vezes já vi e sei quase todas as músicas de cor. Julie Andrews <3 sendo a melhor babá de todos os tempos e amolecendo o coração da família Do Re Mi Von Trapp (o que é Christopher Plummer cantando Edelweiss, meu povo?! Muito amor!) é lindo demais. Team Maria forever!



2. Mudança de Hábito (1992): o filme já apareceu aqui ilustrando a playlist dos corais. Esse certamente todo mundo já viu. Ai gente, um filme sobre Whoopi Goldberg diva colocando freiras pra dançar e cantar não podia dar errado. O segundo é legal também (e tem o melhor falsete da história do cinema - segura essa, Mc Melody! hahaha), mas não se compara ao primeiro.


3. Escola de Rock (2003): esse eu já não era tão criança assim, mas ainda assistia muita tv lá no início dos anos 2000. Sobre um professor alterna que chega num colégio high society e transforma crianças mimadas em mini roqueiros. 


Já tive vontade de educar tanta gente assim... hahaha

Agora vamos ao filmes mais biográficos, sobre a vida de artistas famosos e seus dilemas.

4. Johnny e June (2005): esse filme foi super premiado na época, e é sobre a conturbada relação de um dos casais mais famosos do country americano, Johnny Cash e June Carter. Tem um dos pedidos de casamento mais lindos ever. 


5. What Happened, Miss Simone (2015): gente, ainda não superei esse documentário. Disponível apenas no Netflix, fala sobre a ascensão e a queda da minha cantora preferida de todos os tempos, Nina Simone! Mostrando sua jornada de aspirante a pianista clássica para rainha do jazz e soul e posteriormente árdua defensora dos direitos civis para os negros nos Estados Unidos dos anos 60 (o que lhe custou sua carreira de sucesso), é um belo relato sobre a vida dessa mulher imperfeita, mas extremamente forte e talentosa. Pra quem conhece Nina, o filme dá muitas explicações sobre suas canções, e pra quem não conhece tanto assim, sua história é um prato cheio pra muita reflexão. Indico mil vezes!


"Não se pode evitar. É dever do artista refletir o seu tempo."


E pra terminar um que não é história real, mas bem que podia ser.

6. Quase Famosos (2000): o filme conta a história de um adolescente criado por uma mãe repressora que se apaixona por rock em segredo e vira colunista adolescente da revista Rolling Stone. Ele foge pra acompanhar a turnê de uma banda de rock fictícia dos anos 70. Um belo retrato da década em que eu nasceria se pudesse escolher.


Assistam e me contem o que acharam. :) E quem quiser, pode deixar seus filmes sobre música favoritos aqui nos comentários, hein?

Beijos e até a próxima! :*




Nenhum comentário

Postar um comentário