Tudo que você precisa saber sobre ESFOLIAÇÃO!



Olá amores, tudo bem com vocês?

O tema do post de hoje é uma etapa entre os cuidados da pele. Já falamos sobre os cuidados básicos que você precisa ter com a sua pele(veja aqui e aqui). Um desses cuidados bastante negligenciado é a esfoliação.

A esfoliação nada mais é que o contato dos grânulos com a pele removendo as células mortas.  Essa remoção além de deixar com aquela sensação de pele "novinha" (mais viçosa e macia), ainda ajuda no tratamento de manchas/espinhas/acnes e faz com que a área esfoliada absorva muito mais fácil os ativos dos produtos que você usa após esse processo.
Quantas vezes posso fazer esfoliações?

Pra começar, existem vários tipos de esfoliantes e cada um deles com um grânulo diferente que podem ser considerados como esfoliantes diários ou semanais.

Mas como saber qual o melhor esfoliante pra minha pele?

O mais importante a se ressaltar é que sua pele do corpo NÃO É igual a do rosto. Por isso você precisará de 2 tipos de produto diferentes. E além disso, nem todas as peles respondem a mesma maneira a uma esfoliação. Quanto mais sensível sua pele for, mais leve tem que ser seu esfoliante.

Como eu faço: Eu esfolio meu corpo 1 vez por semana com um esfoliante bem potente e logo após uso uma manteiga corporal, assim mantenho a pele bem lisinha e hidratada. Já no rosto faço esfoliação 2 vezes na semana utilizando um esfoliante bem fraquinho(tem resenha aqui) e em seguida utilizo alguma máscara facial(de argila, de pepino, enfim...)

Um costume bem comum também, é achar que no inverno a pele não precisa ser esfoliada já que ela já está mais ressecada que o normal. E isso é um mito. A pele precisa ser esfoliada o ano todo justamente pra que consiga absorver melhor os ativos que se encontram nos hidratantes e óleos que passamos sobre ela.

Aqui embaixo algumas receitinhas pra você que prefere fazer seu esfoliante em casa e ter ótimos resultados também:


Para o rosto:

Ingredientes: Fubá(1 colher de sopa) e Mel(2 colheres de sopa).
Modo de preparo: Em um recipiente, misture os ingredientes até formar uma massa. 
A aplicação deve ser feita em movimentos circulares, aumentando a pressão ligeiramente nas áreas mais escurecidas ou com acne/cravos. Não se esqueça de usar o hidratante ou máscara após a utilização do esfoliante. 


Para o corpo:

Ingredientes: Açúcar, Hidratante ou Sabonete líquido(Em partes iguais). 
Modo de preparo: Em um recipiente, misture os ingredientes até formar uma massa.
A aplicação deve ser feita conforme dito anteriormente. Não se esqueça de usar o hidratante ou manteiga corporal após a utilização do esfoliante. 

Dicas finais:



- Quando for esfoliar o rosto, não se esqueça dos lábios. Seu batom ficará muito mais bonito com uma boca bem hidratada.

- Depois de esfoliar o rosto ele absorverá tudo com maior facilidade, por isso sempre dou umas borrifadas de Água thermal antes de usar minha máscara facial.

- Não tenha medo da manteiga corporal, antes eu achava que minha pele ficaria pegajosa eternamente. Mas passe antes de dormir e no outro dia sua pele estará linda e macia.

- Os óleos também são amigos da pele, e eles ajudam a potencializar aquele seu hidratante "mais ou menos".

- Outro local do corpo que também precisa ser esfoliado é o couro cabeludo. Tem post aqui onde eu conto como fazer o seu esfoliante capilar em casa e que ainda te ajuda a acalerar o crescimento capilar.

Espero que tenham gostado!

Um super beijo!


Nenhum comentário

Postar um comentário