Xampu de Café, funciona? Sim ou Não?



Olá amores, tudo bem?

Atualmente o tal do "Projeto Rapunzel" tomou conta da internet e da cabeça da mulherada, num mundo onde - quase - todo mundo quer ter os cabelos longos. Uma das técnicas mais discutidas no momento em relação a isso é o uso do xampu de café que promete fazer o crescimento do cabelo acelerar de maneira quase mágica. A técnica ficou tão famosa que até a Vogue decidiu fazer uma matéria sobre isso.

Mas será verdade? Vamos aos fatos!

A cafeína já vem sendo consumida por muitos brasileiros e conhecida por seu poder estimulante, regenerador celular e também sua capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo.

Já nos cabelos, justamente por ter poder estimulante consegue aumentar o fluxo sanguíneo da circulação local, o que pode ajudar no crescimento dos fios. Na própria matéria da Vogue é citado um estudo feito na Universidade de Lübeck, na Alemanha, comprovando que a cafeína consegue não só estimular o crescimento dos fios (em até 25%), mas também prolongar o seu ciclo de vida devido ao bloqueio dos efeitos de um hormônio (DHT).

Mas, nem tudo são flores minha gente. Um artigo publicado no Internacional Journal of Trichology, fala da ação da cafeína em shampoos (veja aqui) e do uso da cafeína para o tratamento de Alopécia (clique aqui)


Então quer dizer que é só aplicar café no cabelo com o tônico ou o xampu que o cabelo cresce? Não, não é assim, infelizmente café não é igual a cafeína.

A cafeína que vai ajudar no crescimento do cabelo é a cafeína pura sintetizada, sem água na molécula, conhecida como cafeína anidra. Pra se ter o mesmo efeito da cafeína anidra, por exemplo, seria necessário ingerir, em média, 50 copinhos de café ao dia, ou seja, o café (ou guaraná em pó) não vai dar o resultado esperado porque ali não existe quantidade suficiente de cafeína pra gerar o mesmo efeito.


Mas Mirley, então porque algumas pessoas usam o café no xampu e o cabelo cresce?


Por basicamente 2 motivos: Esfoliação e massagem capilar.


Quando você passa  seu xampu com café no cabelo você massageia o couro cabelo e essa massagem aumenta o fluxo sanguíneo da região ajudando no crescimento capilar. E ao fazer essa massagem, os grânulos presente no pó do café fazem uma esfoliação no couro cabeludo retirando o acúmulo de oleosidade e resíduos de produtos, facilitando a maior absorção dos produtos utilizados após o xampu, como a máscara por exemplo.



Fazendo isso, quantos cm por mês meu cabelo vai crescer?

O crescimento capilar depende de muitos fatores, em breve teremos post no blog sobre quais são eles, portanto só posso dizer que vai te ajudar mas nada de milagre. Esses relatos que o cabelo cresceu 6 cm por mês, me cheiram meio estranho já que isso nunca foi relatado de forma científica. Porém, acho que vale a tentativa pois com essa limpeza profunda do couro os fios ficam mais leves e soltos.

Receitinha que eu uso: Faço essa massagem com esfoliação 2 vezes por semana[300 ml de xampu + 3 colheres de sopa de café(1 a cada 100 ml)].

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida deixem aqui nos comentários.

Ah, e pra ficar ligadinho nessas e outras dicas não se esqueça de curtir a fanpage do blog!

Um super beijo!





Nenhum comentário

Postar um comentário