Como e porque você deve utilizar o Shampoo Anti-resíduo!


Olá amores, como vocês estão?

No post de hoje vamos falar sobre um produto que é muito usado, mas pouco entendido, que é o Shampoo Anti-resíduo.

Mas afinal, o que é e pra que serve este shampoo?

É um shampoo para limpar profundamente os fios, retirando todo o acúmulo de produtos químicos, oleosidade, resíduos mesmo, como o próprio nome já diz.  Como por exemplo: máscaras, colorações, óleos, defrizantes, protetores térmicos, sprays, leave-in, mousse, pomada, etc. É todo tipo de coisa que a gente passa no cabelo que com o tempo resíduos dessas substâncias vão se acumulando. Além claro,  dos agentes externos, como poluição, sujeira, oleosidade, cloro (se você costuma frequentar piscina), sal do mar, etc.

Como ele funciona?

A diferença do shampoo anti-resíduos está no pH. Quando o pH de uma substância fica entre 0 e 6,9 ela é considerada ácida, se o pH ficar entre 7,1 e 14 ela é considerada alcalina e as substâncias de pH 7 são neutras. Os melhores shampoos para uso diário possuem pH ácidos, porém o shampoo anti-resíduos possui pH que fica em torno de 7,4 e 8,5 portanto, é considerado alcalino.

Tá Mirley, mas o que isso tem haver com a limpeza do meu cabelo?

Um produto ácido tem a capacidade de fechar as cutículas dos seus fios, já os produtos alcalinos tem o efeito contrário. Quanto mais alcalino o pH mais aberta a cutícula ficará “liberando” assim esses resíduos para serem retirados do fio por esse shampoo.

Deu pra entender? Posso fazer um post explicando melhor sobre o pH dos produtos e como isso afeta o nosso cabelo, caso fique alguma dúvida.

Ok, se ele limpa bem tão bem os fios..Vou usá-lo todos os dias!

NÃO! Nesse post aqui já falamos sobre como o shampoo também influencia no deterioramento do nosso cabelo. E o shampoo anti-resíduo por ser um detergente “super forte”, agravando ainda mais estes efeitos colaterais. Por isso quando você usá-lo vai sentir seu cabelo mais ressecado, de tão limpo que está.

Minhas recomendações de uso:

  • Antes dos cremes de hidratação, para retirar todos os resíduos e potencializar o efeito hidratante;
  • Antes de escovas progressivas (no salão) também para que o ativo da escova penetre melhor;
  • Para ajudar no controle da oleosidade em cabelos muito oleosos;
  • Para retirar resíduos de produtos utilizados nos cabelos para que os fios sempre recebam os nutrientes e não “acostumem” com shampoos e condicionadores usados diariamente


Porém, é importante respeitar o uso de no máximo 1 vez a cada 15 dias para não danificar tanto os fios. Eu não costumo estipular datas, eu prefiro utilizar quando sinto os sintomas desse cabelo com acúmulos de resíduos, mas sempre respeitando a regra dos 15 dias. Em mim utilizo em torno de uma vez por mês e dá super certo.

Quem não deve usar este produto?

Qualquer pessoa que queira manter a cutícula do cabelo fechada, ou seja, pessoas com qualquer tipo de coloração ou alisamento. Pois com a abertura das cutículas, os pigmentos e químicas instaladas dentro do fio vão saindo. Fazendo com que estes tipos de tratamentos durem menos, como por exemplo o desbotamento da tinta.

Ai Mirley, então se eu faço tintura ou progressiva terei que ficar com o cabelo cheio de resíduos e pesado? 

Calma amiga, amanhã sai um post pra você que quer fazer aquela "faxina geral" no couro cabeludo e fios mas não sabe como!

Então pra acompanhar tudo que tá rolando por aqui não esquece de curtir a fanpage do blog e seguir a gente lá no bloglovin (é só procurar por Mirley Wohlers). E pra acompanhar em primeira mão o que vai sair aqui no blog, me segue lá no instagram @miiwohlers.

Um super beijo!




                

Nenhum comentário

Postar um comentário