Dúvidas sobre o Cronograma Capilar! #ParteII

Imagem: Fonte

Como prometido estou de volta com o segundo post falando das Dúvidas sobre o Cronograma Capilar. Se você não sabe do que eu estou falando, comece por este post aqui onde eu explico o que é o Cronograma Capilar e em seguida leia o post de Dúvidas sobre o Cronograma capilar Parte I.

Partindo disto suponho que você já saiba que "Quando se fala em recuperação dos fios, pode-se falar em relação à cutícula do fio onde tenta-se restaurar a sua integridade tornando-a mais homogênea e não descamativa, e dessa forma faz com que a penteabilidade, a eletricidade estática e o brilho se mantenham em níveis adequados." (Dr. Valcinir Bedin, Cosmetics &Toiletries vol.18).

Ou seja, o fio do seu cabelo é uma haste fibrosa, formada por células mortas compostas de uma proteína chamada queratina, produzida por células chamadas queratinócitos(única parte viva do fio) que se encontram no bulbo(onde as células que compõem o fio de cabelo são criadas) na derme do couro cabeludo. E é através da corrente sanguínea que chegam no “bulbo” os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos fios. Portanto, a melhor maneira de ajudar no crescimento e fortalecimento dos fios é de dentro pra fora, ingerindo os nutrientes necessários para isso.(Farei um post em breve falando sobre quais são esses nutrientes).

Voltando a composição do fio, ele é composto por: água (cerca de 10%), lipídeos (de 3 a 6%), aminoácidos (cerca de 14%) e o restante de queratina. A haste que contém esses compostos é dividida em 3 camadas: Cutícula(mais externa), Córtex e Medula(mais interna).

Sobre suas funções:

– Medula: É a parte mais interna do fio, não possui função real ainda identificada.

– Córtex: Considerado o “recheio” do fio, onde a queratina se concentra. É ela que dá a elasticidade e resistência ao fio.

– Cutícula: A parte externa do fio, que se assemelha com as escamas de um peixe. Protege o córtex de todos os tipos de agentes externos. É a cutícula a responsável pela maciez, brilho e cor dos cabelos.

Ou seja, qualquer produto utilizado que não consiga ultrapassar as cutículas e atingir o córtex serve apenas para maquiar os fios do cabelo e não tratá-lo realmente, como explicado no post anterior.

Agora vem a notícia que todos esperávamos, apesar de poucas substâncias serem capazes de penetrar a cutícula do fio, essas substâncias "milagrosas" existem. Hoje falaremos sobre 3 substâncias que comprovadamente auxiliam na saúde do nosso cabelo. Assim você já sabe no que investir se quiser resultados mais duradouros.

A primeira substância que falaremos hoje é o ácido pantotênico, também conhecido como pró-vitamina B5 ou D-pantenol. Provavelmente você o conhece como o famoso BEPANTOL(que aparece de forma líquida ou em pomada).

É importante saber que o pantenol pode aparecer em duas formas nos rótulos dos produtos, o D-pantenol, e o DL- pantenol ambos são isômeros, que se diferem na sua forma. Sendo que o D-pantenol é duas vezes mais ativo fisiologicamente do que seu isômero DL.

O pantenol é um constituinte natural dos cabelos e por ser uma molécula pequena penetra na raiz e no corpo do cabelo. Falando sobre as suas funções relacionadas a cutícula, o pantenol satisfaz as exigências de beleza dos cabelos (vida, elasticidade, volume, corpo, brilho, maciez, etc), além de controlar os fios rebeldes e facilitar o penteado. Já sobre os efeitos na raiz e córtex do cabelo estudos realizados com o ácido pantotênico provam que por ser capaz de reter água do meio, o pantenol consegue aumentar o diâmetro do cabelo. Pois conforme ele vai se depositando ali (carregando a molécula de água) cria sim esse efeito de aumento da espessura. Isso não significa que ele vai reconstruir o fio, e sim apenas vai aumentar o diâmetro do fio pela sua capacidade de se depositar juntamente com a água no córtex do fio de maneira temporária.

Mas como eles chegaram a essa conclusão?

Através da técnica de microscopia eletrônica mediu-se o efeito espessante do Pantenol sobre os cabelos e verificou-se que este espessa o cabelo em até 10% do seu diâmetro normal.

Através da mesma técnicatambém foi possível investigar as propriedades reparadoras do Pantenol. Os testes revelaram que a formação de pontas no corpo do fio de cabelo foi eliminada logo após o tratamento com uma solução aquosa de Pantenol.

Ou seja, segundo Bonnet e Florens(sugiro que você pesquise mais sobre esses autores, pois os mesmos produzem materiais muito bons) um tratamento com Pantenol resulta em:

- Suspensão mais rápida da queda de cabelos;

- Retomada mais rápida do crescimento do cabelo;

- Cabelos mais fortes e espessos.

A segunda substância é o famoso óleo de coco, estudos comprovam que o óleo de coco é um dos poucos óleos capazes de penetrar na raiz e no interior dos fios do cabelo. Isso porque o óleo de coco tem a combinação certa de tamanho e forma (é pequeno e tem uma estrutura linear que lhe permite deslizar no cabelo) e a estrutura química molecular certa (é derivado do ácido láurico, que tem uma afinidade pela proteína.) Assim, enquanto a maioria dos óleos apenas assentam-se na cutícula do fio, o óleo de coco é literalmente capaz de trabalhar a partir do interior do fio e penetrar na raiz deste pelo couro cabeludo.

(Já fiz um post aqui sobre Umectação Capilar, e outro sobre óleos em geral e como usá-los.)

E a terceira substância é a mais conhecida de todas, a água. SIM GENTE, hidratação nada mais é que a reposição de água. Ou seja, máscaras que tem grande quantidade de água na composição são ótimos investimentos. Antes eu olhava e pensava: Mas vou pagar caro desse jeito por água? Isso aí tem no chuveiro lá de casa(rs).

Se você leu esse post inteiro até aqui, já sabe que o pantenol consegue carregar as moléculas de água para dentro do fio do cabelo. Então, se a sua máscara tem grandes quantidades de água e pantenol, vai por mim, ela vale ouro!

Espero que vocês tenham gostado amores, vou deixar aqui abaixo alguns(muitos!) links onde vocês podem conferir as informações citadas nesse post, porém eu sugiro que vocês façam suas pesquisas e estudem sobre o assunto porque quanto mais informação, melhor.

E pra ficar de olho em tudo que rola por aqui não esquece de curtir a fanpage do blog e me seguir no instagram, snapchat e bloglovin. É tudo mirleywohlers, tá?

Um super beijo!

Referências:

Nenhum comentário

Postar um comentário