Petrolatos, fazem mal?


Imagem: Google


Já conversamos por aqui sobre o Sulfato (presente nos xampus), Silicones(presente em óleos, máscaras e condicionadores) e também sobre os Parabenos (conservantes). E hoje falaremos sobre os Petrolatos que é mais um dos ingredientes considerado por muitas mulheres "vilões" nas composições de seus produtos.

Inicialmente, precisamos saber o que são os petrolatos e onde são encontrados:

Os petrolatos são derivados do petróleo e podem aparecer nos rótulos de vários produtos cosméticos, principalmente máscaras e condicionadores. Também podem ser encontrados como Parafina Líquida (Paraffinum Liquidum), Óleo Mineral (Oil Mineral/Mineral Oil), Vaselina, Petrolatum, Petróleo Liquefeito e Óleo de Parafina.

E qual sua função?

Suas funções são bem parecidas com as dos Silicones que falamos semana passada. Eles por si só não contém propriedades hidratantes ou nutritivas, mas tem papel importante quando incluídos na fórmula pois têm efeito filme dando maciez instantânea aos fios(que duram até a próxima lavagem), ajuda a manter os cabelos desembaraçados mais facilmente evitando a quebra dos fios e também refletem a luz, o que aumenta o brilho. 

Então porque são considerados "vilões" por tantas pessoas?

Praticamente pelo mesmo motivo que algumas pessoas aboliram o uso dos silicones. Por serem mais difíceis de serem retirados(necessitam do uso de shampoo anti-resíduo de tempos em tempos), muitas pessoas aboliram seu uso dizendo que causam acúmulo de resíduo nos fios, aumento a oleosidade e dando um aspecto de “pesado” ao cabelo.

Minha opinião pessoal:

Da mesma forma que os silicones, estudei também sobre os petrolatos durante minha graduação em Farmácia e durante minhas pesquisas cheguei a conclusão que não devemos analisar as funções de um componente separadamente, pois em cosméticos eles nunca agem sozinhos, há sempre a influência de um ativo sobre o outro.

Levando isso em consideração, na minha experiência com produtos com petrolato em sua formulação digo que os petrolatos em si não tratam o cabelo, mas auxiliam no tratamento. Em conjunto com outros componentes ele faz muito pelos nossos fios sim. Como por exemplo: O filme que ele forma em volta dos fios impede a perda de água que auxilia na manutenção da hidratação e oferece maior brilho aos cabelos. Juntamente com isso, o fato de facilitar o pentear é algo que parece bobo mas não é, o pentear “macio” evita a quebra dos fios. Se não fossem os silicones o cabelo sofreria uma tensão muito grande e poderia quebrar muito mais facilmente.

Enfim, como já dito anteriormente. Eu uso silicones e petrolatos. E tomei essa decisão baseada no que já expliquei sobre o nosso cabelo: uma vez danificado não voltará ao seu estado perfeito mais, independente do que se faça. E o que podemos fazer é usar produtos que ajudam a mascarar esse dano sofrido. Se você ainda tem alguma dúvida, sobre isso sugiro que leia o post sobre o cronograma capilar aqui

Espero ter ajudado e qualquer dúvida deixem nos comentários.

E pra ficar de olho em tudo que rola por aqui não esquece de curtir a fanpage do blog e me seguir no instagram, snapchat e bloglovin. É tudo mirleywohlers, tá? 

Um super beijo!

Nenhum comentário

Postar um comentário