Tudo sobre o famoso Cronograma Capilar

Imagem: Google
Esse é um assunto muito comentado, mas também muito polêmico. Portanto, antes de mais nada quero deixar claro que as opiniões aqui citadas são fruto de muito estudo, pesquisa e inclusive testes que fiz em meu próprio cabelo. Juntei o máximo de informações que pude para que não fique nenhuma dúvida mas se houver algo pendente deixem nos comentários que ficarei mais do que feliz em esclarecer ok?

Então vamos lá...

Primeiramente, temos que entender o que acontece quando há uma exposição do nosso cabelo a qualquer tipo de agressão. Ela pode ser física(quebra por atrito por exemplo) ou química (alisamentos, tintura, descoloração, exposição ao sol, etc..). O cabelo é formado por células mortas queratinizadas, ou seja, ele não tem “vida” igual a nossa pele, por isso não consegue se regenerar/reconstruir sozinho. Como explicado abaixo:

Imagem: Google
Então, aqui vem a “dura realidade”: A partir do momento que seu cabelo sofre qualquer tipo de agressão, será impossível que aquela parte danificada volte a ser saudável EXATAMENTE da forma como era antes. Aí a gente pensa: AGORA FERROU! Mas calma amiga, a boa notícia é que pode-se mascarar essa parte danificada. E é isso que o cronograma capilar faz(e muito bem feito!).

Portanto, partiremos do ponto de que quando você faz uma hidratação nos cabelos, você envolve o fio numa espécie de película, que infelizmente, vai saindo com o tempo. Então a primeira ideia que precisamos ter é que o Cronograma Capilar, diferente do que alguns blogs pregam por aí, não é algo que se faz durante 4 semanas e pronto, seu cabelo ficará lindo para todo e eterno sempre. Quem dera fosse né gente! (haha)

Mas não se desesperem, seu cabelo(por pior que pareça haha) tem solução! E para isso, vamos ao que interessa...

O que é o Cronograma Capilar? 

Esse cronograma nada mais é do que uma programação que você faz para melhorar a condição, aparência e textura do seu cabelo de acordo com as "necessidades" dele, visto que esse cuidado resultará apenas em uma máscara para os fios. Você não precisa seguir um cronograma fixo, até porque a ordem que eu uso os meus produtos não precisa ser a ordem que você usa os seus, porque você quer seu cabelo com determinadas características e eu quero o meu com outras. Isso quer dizer que não existe uma fórmula de cronograma para cabelos lisos, crespos, tingidos, naturais e etc. Existe um cronograma para cada pessoa, de acordo com seus gostos pessoais.

Agora vem a parte mais difícil...

Como chegar no resultado desejado? Seja ele com menos volume ou mais volume, com mais brilho ou mais maleável. Seu cabelo tem inúmeras "necessidades" para que se alcance os resultados desejados e os produtos que nos ajudam a manter o cabelo com a aparência que queremos foram enquadradas em 3 etapas:
Imagem: Google
Hidratação

Basicamente, é a reposição hídrica para o seu cabelo. Aqui vamos repor a água perdida do fio e isso é um fator muito importante para mantê-lo saudável. Um cabelo desidratado fica opaco e ressecado, se olhar no espelho e perceber os fios sem brilho, com um toque áspero, aposte na hidratação.

Nutrição

Nessa etapa faremos a reposição lipídica. Nutrir o cabelo nada mais é do que deixá-lo com aparência de mais fortes e resistentes. Um cabelo desnutrido é sem definição e com bastante frizz. Basta imaginar o seu cabelo sem nada de óleo, ele ficaria completamente disforme.

Reconstrução

É a fase em que é feita a reposição protéica do nosso cabelo. A reconstrução é necessária quando o cabelo está muito detonado devido aos processos químicos. Um cabelo que se daria bem com a reconstrução é o mais fácil de perceber, fica poroso, elástico, quebradiço e extremamente frágil. (Dica: Um cabelo natural não precisa de reconstrução com freqüência, e mesmo o seu cabelo sendo danificado você precisa reavaliá-lo sempre, pois o excesso da mesma pode causar o efeito contrário, ou seja, seu cabelo estar tão cheio de queratina que desenvolve uma aparência dura e quebradiça).

Agora, você deve estar pensando...

Quais produtos devo usar em cada fase?

O importante não é a marca da máscara que você usa. E sim, a constituição dessa máscara. Então, a pergunta correta seria: “O que deve conter nos produtos que uso em cada fase?”. Para isso, estou disponibilizando essa tabela abaixo que oferece muitos exemplos de princípios ativos que devem conter nos seus produtos para cada fase do cronograma.

Imagem: Google
Lembrando que um único produto pode ter vários componentes diferentes. Nesse caso, você deve olhar as porcentagens de cada constituinte na fórmula do seu creme e classificá-lo de acordo com o princípio ativo que estiver em maior porcentagem. Ex: O seu creme tem Aloe Vera, Manteiga de Cacau e Cisteína, mas a Manteiga de Cacau está em maior quantidade(porcentagem) que os outros, ou seja, seu creme é de Nutrição. 

Mas Mirley, no rótulo da minha máscara não contém a porcentagem. Como vou saber em qual fase devo encaixá-lo? Simples. O primeiro componente que aparecer na fórmula é o que está em maior quantidade na mistura, ou seja, os componentes que forem listados primeiramente estarão presentes em maior quantidade na composição.

Outro detalhe importante, é que já vi por aí gente dizendo que nas lavagens devemos apenas mudar a máscara para seguir o cronograma. Na minha opinião, o cronograma tem melhores resultados se você mudar todos os produtos, desde o shampoo até o condicionador. Se hoje farei reconstrução, utilizo shampoo de reconstrução, máscara de reconstrução e condicionador de reconstrução, se possível da mesma linha. Mas, nem todo mundo pode comprar três linhas diferentes para alternar né? Então como tudo nessa vida é adaptável, se você não tem condição de investir em 3 linhas completas de produtos assim logo de cara, vamos focar nas máscaras que é onde mora o tratamento intensivo. Afinal, tudo nesta vida é ajustável! Não é porque você não pode comprar diversos produtos que não poderá cuidar do seu cabelo adequadamente. 

Mas como começar o meu cronograma?

A primeira coisa a ser definida é quantas vezes você pretende lavar seu cabelo por semana. Lembrando sempre que entre uma etapa e outra, deve ter um intervalo de no mínimo dois dias. Após isso, começaremos pela hidratação. Mas por que hidratação? Mesmo o meu cabelo estando detonado de química?! Sim, se colocarmos massa em um cabelo fragilizado, ele vai quebrar. Então a ordem é a seguinte: Vamos hidratar o cabelo repondo a água perdida, alimentar o cabelo com a nutrição e depois a reconstrução. Quem tem o cabelo natural, não necessita de tanta reconstrução, uma vez por mês é suficiente. Já quem tem o cabelo muito detonado o ideal é que faça com mais frequência. Para decidir qual a necessidade do seu cabelo, gaste um tempinho no espelho. O que te incomoda mais? É com essa informação que vamos montar o cronograma perfeito pra você! 

Colocarei aqui embaixo um modelo do meu cronograma(lembrando que você não precisa seguir o meu, faça a análise do seu cabelo como ensinei acima e monte um específico pra você). Meu cabelo tem progressiva, descoloração e tintura, ou seja, se eu não cuidar, perco as madeixas(hahaha). Por isso, lavo meu cabelo 3 vezes por semana e tenho feito muitos cuidados com o pobre coitado, como mostra o cronograma abaixo:

Imagem: Google
Algumas dicas finais:

- A permanência da máscara no seu cabelo depende do produto. Respeite sempre o tempo que manda o fabricante, por isso leia o rótulo (sem preguiça gente rs).

- Enquanto estiver com a máscara no cabelo, se quiser, use uma touca laminada. Costuma melhorar o resultado, mas fica a seu critério.

- Se você lava seu cabelo todo dia não é necessário utilizar máscaras capilares em toda a lavagem, como disse respeite o intervalo de 2 dias entre as máscaras. Mas pode-se usar só shampoo e condicionador hidratantes, seguido no pós lavagem com leave-in, que deve ser usado diariamente.

- Fazendo(ou não) o seu cronograma capilar é necessário sempre proteger o cabelo do calor do secador, chapinha ou babyliss usando protetores térmicos. Alguns tipos de óleos e leave-in já contem esse benefício, fique atento ao rótulo dos seus produtos;

- Aos poucos você vai perceber com quais produtos o seu cabelo se adaptou mais e assim pode esticar a semana só com hidratações ou aumentar as reconstruções dependendo das químicas que faz e se são sucessivas. É importante rever seu cronograma sempre;

- Seguir o cronograma 3x por semana vai depender do seu tempo. Se você puder tudo bem, se não, você pode lavar normalmente durante a semana e fazer o cronograma apenas no final de semana. Lembrando que quanto mais você fizer, melhor será o resultado. Mas quem não tem cão, caça com gato não é mesmo?! Haha

Gente, espero que eu tenha ajudado a solucionar algumas dúvidas de vocês sobre o assunto. Tentei ser o mais clara possível, mas sei que é muita informação de uma vez, porém fiquem tranquilas, com o tempo a gente aprende a conhecer nosso cabelo e descobre com quais produtos ele se adapta melhor, aí fica a maior moleza!

Se você também faz o cronograma ou tem alguma dúvida sobre o assunto, compartilha aqui com a gente nos comentários.

E pra ficar de olho em tudo que rola por aqui não esquece de curtir a fanpage do blog e me seguir no instagram, snapchat e bloglovin. É tudo mirleywohlers, tá? 


Um super beijo!

Nenhum comentário

Postar um comentário