Você REALMENTE sabe lavar seu cabelo?


Imagem: Google
Se tem algo que a gente pensa que sabe fazer é lavar o próprio cabelo não é? Mas hoje eu vim mostrar que com alguns truques você pode melhorar mais ainda o resultado da sua lavagem. Deixando seu fios limpos, soltos, bem tratados e brilhantes!

A primeira coisa a se saber é que o fio capilar é formado por 3 partes:
Imagem: Google
E o shampoo e o condicionador atuam na primeira camada que é chamada de cutículas do fio, elas se parecem com escamas de peixe e o shampoo tem a função de abrí-las, desalinhado-as para que você possa tratar do fio. E o condicionador de fechá-las e alinhá-las após tratamento deixando o cabelo brilhoso e sedoso. Com isso em mente vem conferir as 10 dicas abaixo pra fazer a lavagem correta dos seus fios:

1. Desembarace o cabelo antes de entrar no banho: com isso você evita que os fios se quebrem quando você for passar os produtos e acabar querendo tirar os nós com pressa, utilizando força exagerada sobre os fios.

2. Utilize água morna: Água quente ou muito fria é prejudicial pois você arranca a oleosidade do couro cabeludo de forma brusca e o organismo trabalha pra compensar isso rapidamente gerando mais oleosidade e de forma mais rápida.

3. Aplique um pouquinho de condicionador ou óleo vegetal na ponta dos cabelos antes de lavar com shampoo: Mas Mirley condicionador antes do shampoo?! Tá maluca? Não gente! Não to maluca! Haha O condicionador vai criar uma camada protetora entre o shampoo e o fio, porque como já sabemos a quantidade de shampoo nas pontas tem que ser mínima, senão ele limpa tanto que chega a ser uma agressão ao fio que nas pontas já é naturalmente mais ressecado e frágil.

4. Faça 2 lavagens com o shampoo: A primeira lavagem é feita especialmente no couro cabeludo e você deve usar um shampoo para tratar problemas que você tenha no couro como por exemplo: caspa ou excesso de oleosidade. Você deve por na palma da mão uma quantidade de uma “azeitona média” ou “moeda de 1 real” e pegar com as pontas dos dedos depositando diretamente no couro cabeludo e fazendo movimentos circulares e leves por todo o couro. Por fim, enxaguar bem.

5. A segunda lavagem: Pegar novamente a mesma quantidade de shampoo, mas dessa vez um shampoo específico para o seu tipo de cabelo (oleoso ou seco) e agora sim misturá-lo em algum pequeno recipiente com água (diluindo o shampoo). Isso vai evitar que o shampoo cause danos a cutícula do fio. Utilize essa misturinha desde o início do fio, bem próximo do couro cabeludo(mas não diretamente nele). E dessa vez fazendo movimentos de enluvamento(leia mais aqui) da raiz até as pontas. Nunca esfregar os fios pois esse atrito pode causar quebra! Por fim, enxaguar com água abundante.

6. A hora da máscara: Vou pular explicações sobre essa etapa, pois já temos post aqui sobre como utilizar sua máscara capilar e como aumentar a durabilidade desta.

7. Aplicando o condicionador: Mesmo que você tenha usado a máscara, aplicar o condicionador é muito importante pois ele é o responsável por fechar bem as cutículas do fio para que o tratamento que você depositou nele fique dentro do fio. E você pode sim passar condicionador na raiz! Claro, não depositar o condicionador no couro mas passe nos fios próximos ao couro também , afinal um dia aquela parte do fio serão as pontas do seu cabelo e você quer as mesmas bem tratadas não é? Para que não fique resíduos no fio, você deve enxaguar bem e usar a mesma técnica da diluição que foi feita com o shampoo.

8. Faça o último enxágue com água mineral: Eu tenho que assumir que não fazia isso, porque pensava vou gastar água mineral com isso? E gente, faz uma bela diferença no cabelo! Eu uso uma quantidade de mais ou menos 2 copos de água e ao fim da lavagem somente despejo sob os fios e deixo escorrer. Esse truque é ótimo para dar leveza e brilho aos fios pois deixa seu cabelo livre do cloro contido na água encanada.

9. Cuidados pós-lavagem: Junto com o post sobre as máscaras capilares falei também sobre os cuidados pós-lavagem(clica no link aqui em cima). Como enxugar os cabelos, leave-in, protetor térmico, secagem e óleos finalizadores. Enquanto isso você pode ler sobre os meus finalizadores preferidos AQUI.

10. Quantidade de lavagens por semana: Não existe quantidade ideal, pois tudo vai depender do seu tipo de cabelo, clima, saúde dos fios e etc. Porém, você deve analisar alguns fatores: a saúde do seu couro cabeludo e o aspecto dos fios. Quando um destes apresentar diferença, está na hora de lavar. Mas é importante lembrar que lavar o cabelo todos os dias não é saudável, mesmo que seu cabelo seja muito oleoso.

Essas foram as dicas de hoje, espero que tenham gostado e que possam botar em prática!

Espero que tenham gostado e pra ficar de olho em tudo que rola por aqui não esquece de curtir a fanpage do blog e me seguir no instagram, snapchat e bloglovin. É tudo mirleywohlers, tá?

Super beijo!

2 comentários

  1. ahh, acabei de lavar meu cabelo e descobri que não fiz nada que você diz aí. Que tristeza!
    de toda forma, quarta já tá ai e tô doida pra seguir as dicas e ver os resultados! HAHA
    imprimindo AGORA essa publicação pra não esquecer. rs rs

    ResponderExcluir
  2. Oii Camila, parece bobo né? Mas ajuda muuuuito quando incluído na rotina! Um super beijo!!

    ResponderExcluir