Maneiras realistas de guardar dinheiro

Imagem: Fonte
Vocês já estão cansados de ouvir que o nosso lema aqui no blog é a beleza inteligente, porém não só a beleza mas todas as áreas da nossa vida devem ser tratadas de maneira inteligente. E todo mundo sabe que quando sua vida financeira não vai bem, parece que nada vai bem. Dinheiro é uma das principais causas de brigas ente casais, depressão, ansiedade, e sinceramente isso tudo pode ser evitado se administrarmos de maneira inteligente o nosso dinheiro.

Eu já tinha ouvido antes que o importante não é quanto você ganha, mas sim o quanto guarda. Sempre achei meio balela, aquele tipo de frase motivacional que na prática não se aplica mas eu garanto que esse não é o caso. Devido as dificuldades financeiras do nosso país, tive minha carreira profissional bastante afetada e nos últimos meses venho vivendo com muito menos do que eu achava que seria possível e isso simplesmente abriu meus olhos. Não fiz nenhum tipo de sacrifício drástico, não mudei de casa, não vendi minhas coisas, não acumulei dívidas e muitos menos diminuí minha qualidade de vida. Na verdade, eu acho que ela até aumentou. Me sinto menos ansiosa e muitos mais agradecida pelo que já tenho invés de passar o tempo todo pensando o que eu gostaria de ter.

Mas chega de blá blá blá e vamos as dicas:


Imagem: Google
Faça escolhas definitivas: Não deixe pra decidir quanto vai guardar no fim do mês dependendo do que sobrou. Tenha um plano financeiro e decida quanto gostaria de guardar todo mês e siga-o. Pra evitar ter de refazer essa escolha todos os meses. Cria uma conta poupança e agende em sua conta corrente uma transferência mensal com um valor e data pré-programados. Assim você não precisa decidir todo mês se vai guardar esse dinheiro ou não, a decisão já estará tomada.


Imagem: Fonte
Seja realista: Não adianta você estipular que vai guardar 2 mil reais por mês se isso não cabe na sua renda. Seja realista e mesmo que a economia seja pequena, não desanime. A chave do sucesso é ser consistente. Tentar economizar além do que você pode só fará você se sentir cada vez mais infeliz, pois pensará que não consegue economizar quando na verdade, o problema está no seu planejamento e não em sua habilidade de guardar dinheiro. Por isso, seja realista com sua vida financeira.


Imagem: Fonte
Minimalismo: Se você não sabe do que estou falando, sugiro que você pesquise mais sobre o assunto. Mas basicamente, minimalismo é um estilo de vida onde se vive apenas com o que se precisa, reduzindo cada vez mais a quantidade de objetos em sua vida. Não me considero uma pessoa minimalista, na verdade estou bem longe disso. Mas este ano me livrei de mais ou menos 30% de tudo o que tinha e descobri que o que dizem é verdade. Quanto menos se tem, menos se quer ter.


Imagem: Fonte
Destralhar = Lucrar: Continuando o item acima, ao se desfazer de suas coisas seja inteligente. Não jogue simplesmente no lixo. Se você não quer doá-las, então coloque-as á venda. Hoje em dia existem diversos sites de compras e vendas coletivas: OLX, Mercado Livre, Enjoei, Skina, entre outros. Além de uma vida mais leve, você ainda ganha um dinheirinho.


Imagem: Fonte
Evite tentações: Se está tentando economizar, passear no shopping durante a semana com suas amigas não é uma boa opção, não é mesmo? Procure outros lugares para se encontrarem e outras atividades pra se envolver além de fazer compras. Estar ao redor de "centros de compras" vai te fazer querer gastar dinheiro e isso só pode terminar de 2 maneiras: com você gastando o que não devia ou indo embora frustrada porque "não pode" ter o que deseja. Então nesses casos, evitar tentações é a melhor saída.


Imagem: Fonte
Analise seus gastos: Descubra quais gastos do seu orçamento podem ser reduzidos, por exemplo: tratamentos de beleza, novos livros que você só vai ler daqui meses, aquele café ou sobremesa  que na verdade você não precisa.

Nossa Mirley, mas do jeito que você está falando parece que nunca mais eu vou poder gastar um centavo. Mas calma não é bem assim, compras fazem parte da vida, só devemos fazê-las de maneira inteligente. Já tem um post aqui no blog com 7 dicas pra economizar nas suas compras de início/fim de ano e em breve teremos mais 2 posts sobre como fazer compras verdadeiramente inteligentes e sobre como economizar em áreas mais específicas da nossa vida.


Espero que tenham gostado e pra ficar de olho em tudo que rola por aqui não esquece de curtir afanpage do blog e me seguir no instagram, snapchat e bloglovin. É tudo mirleywohlers, tá?


Um super beijo!

Nenhum comentário

Postar um comentário