Mais economia, menos lixo: produtos multiuso que amamos

Não sei se tem a ver com crises econômicas, ou se a consciência ecológica do pessoal está crescendo. O fato é que está cada vez mais forte a onda de redução do consumo. É slow fashion pra cá, armário cápsula pra lá... a lista continua.

Aqui no Mirabolante a gente também anda pensando sobre isso. Além da necessidade de economizar (até já teve posts sobre o tema aqui e aqui), também surgiu uma vontade de descomplicar, sabem? Acumular menos. E nesse processo, começamos a adotar produtos que servem pra mais de uma função, o que é bom pro bolso e pro planeta. Quer saber quais os produtinhos Bombril "mil e uma utilidades" que amamos?

1. Óleos vegetais puros: completamente naturais, sem nenhum aditivo químico, os óleos vegetais fazem milagres por cabelos e pele. Eles servem como tratamento para os fios através da técnica da umectação, mas também podem ser misturados à sua máscara favorita para potencializá-la. Ah, e ainda dá pra usá-los como "reparador de pontas" na finalização (sempre usamos antes do creme de pentear). Para cabelos, nosso preferido é o óleo de coco. [Na dúvida de qual escolher para essa função? Sugerimos uma lida rápida no Guia dos Óleos Capilares aqui do blog.]

Na pele, os óleos servem como reparadores em áreas ressecadas, e também podem ser usados como demaquilante. A Mirley se apegou ao óleo de amêndoas doces para essa função e não troca mais por nada. 



2. Bepantol: esse já é queridinho nacional, né? Por isso mesmo não poderia ficar de fora dessa lista. Na forma líquida, ele é perfeito para potencializar máscaras de hidratação e acalmar áreas irritadas (é tiro e queda no pós-depilação). Já a tradicional pomada acaba com qualquer ressecamento: joelhos, cotovelos, pés, lábios, cutículas... Para uma lista mais completa dos benefícios, só ler esse post.

Se você quiser economizar ainda mais, existem diversos genéricos no mercado tanto na apresentação líquida quanto na pomada. Tendo formulação semelhante com o dexpantenol como ingrediente principal, tá tudo certo.



3. Cremes multifuncionais: nessa categoria, o mais famoso, sem sombra de dúvidas, é o Yamasterol. De fórmula simples, porém muito eficiente, ele serve como condicionador, creme de pentear e base para misturinhas de tratamento. Algumas versões ainda servem para fazer co-wash! Baratíssimo, ele é o melhor amigo de quem estiver na pindaíba. O sucesso do Yamasterol foi tanto que começam a surgir cremes similares de outras marcas, como o Creme Multy da Salon Line.

Agora se você quer um produto de fórmula mais elaborada e textura mais consistente, indicamos os Milagres da Lola Cosmetics. Eles também podem ser usados como condicionador, creme de pentear e máscara. No cabelo da Mirley, que está em transição, ele segura super bem os cachos. Já a Malu prefere usá-lo para revitalizar os cachos no dia seguinte fazendo dedoliss com o creme diluído. E ele també pode ser utilizado como máscara de hidratação, que misturado com bepantol, fica ó, uma beleza.

A Lola Cosmetics tem vários outros cremes que atendem a mais de uma função. Só testamos o Milagre, então não podemos opinar sobre a eficiência dos demais, mas a título de informação, não custa nada também deixar aqui outras opções multiuso da marca.



Agora nós queremos saber: quais o seus produtinhos "pau pra toda obra" preferidos? Podem compartilhar dicas de misturinhas também que a gente ama.

Um beijo e até a próxima!

Nenhum comentário

Postar um comentário